Sepex em Casa: confira a programação para esta quinta-feira, 22 de outubro

21/10/2020 20:44

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 22 a 24 de outubro, a 18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) desta vez em formato 100% on-line. A Sepex em Casa traz o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT) “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

A programação diversificada inclui três eixos principais – Ciência e Tecnologia, Bioeconomia e Conheça a UFSC – em palestras ao vivo e gravadas, debates, tours nos laboratórios de pesquisa da UFSC, Mostra de Ciências Virtual, Diálogos sobre o Vestibular, apresentação de cursos de Pós-Graduação da UFSC, além de minicursos e oficinas.

>> Acesse a programação completa da Sepex em Casa

A proposta, além de trazer ao público um pouco do que é produzido no ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFSC, é despertar o interesse pela ciência em pessoas de todas as idades. Todo o material audiovisual ficará disponível para consulta no site, no canal da UFSC e no canal da TV UFSC no YouTube, onde a maioria dos eventos serão transmitidos.

10h – Abertura e Conferência: “A Amazônia próxima a um ponto de não retorno” – ao vivo

A cerimônia de abertura do evento será realizada às 10h desta quinta-feira, 22 de outubro, e terá uma apresentação com os músicos Roger Corrêa (gaita de fole), Iva Nunes Giracca (violino) e Érico Miranda Schmitt (violoncelo), da Camerata Florianópolis e a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar.

Em seguida, ocorrerá a conferência de Abertura, com a palestra ao vivo “A Amazônia próxima a um ponto de não retorno. Necessidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé”, com Carlos A. Nobre. O pesquisador é colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nobre dedicou a maior parte de sua carreira à Amazônia, e liderou a implementação do CPTEC-INPE, além de ter criado o de Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE e o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais. Exerceu o cargo de Secretário Nacional de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI e foi presidente da CAPES. Participou, ainda, de várias atividades dos painéis do IPCC.

14h – Painel Covid-19: “A pandemia vista pela ciência”

A Sepex discutirá a pandemia mundial provocada pelo SARS-CoV-2 em cinco palestras que estreiam no canal da UFSC no YouTube na quinta-feira (22), a partir das 14h. A primeira estreia é da professora Luciana Martins da Rosa (com A relação entre Covid-19 e diabetes: implicações para o cuidado de enfermagem). Em seguida, às 14h30, é a vez da palestra O Hemosc e o desafio do atendimento no contexto da pandemia de Covid-19.

Às 15h, o professor Aderbal Aguiar discute Fadiga pós-viral na Covid-19: lições do passado. O professor Daniel Granada apresenta Impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento às 15h30. Já as professoras Livia Arcêncio do Amaral e Ione Jayce Ceola Schneider discutem o projeto Epidemiologia e prognóstico de indivíduos com Covid-19 no Sul Catarinense, às 16h.

14h – Mesa-redonda “Bioeconomia e Sociobiodiversidade” – ao vivo

O Programa de Pós Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN) da UFSC Curitibanos promove a mesa-redonda, com mediação do coordenador do PPGEAN, Alexandre Siminski. Sociobiodiversidade são “bens e serviços gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares”. São convidados para o debate os engenheiros agrônomos Natal João Magnanti (AVICITECS) e Anésio da Cunha Marques Marques (ICMBio) e o coordenador da cadeia solidária das frutas nativas do CETAP Alvir Longhi. Serão abordados diversos temas relacionados ao uso da sociobiodiversidade no sul do Brasil, com foco no pinhão, erva-mate e frutas nativas.

15h – “Diálogos UFSC: Conversando sobre o Vestibular” – ao vivo 

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) irá promover uma oficina ao vivo para discutir o Vestibular da UFSC na quinta-feira (22), às 15h. O evento, “Conversando sobre o Vestibular”, trará os servidores da Coperve para falar de preparação, logística, e tecnologia, bem como sobre o processo de preparação das provas. Participam a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, e Manoel Teixeira dos Santos, coordenador pedagógico da Coperve, além de Robson Duda, Roberto Rodrigues Alves da área de Tecnologia de Informação e Informática e Jacqueline Maria Bastos e Emiliana Cunha da Silva, da área de logística, para falar de todos os aspectos das provas.

16h – “Instituto Arca Verde: Há 15 anos praticando a sustentabilidade com inovação ecossocial e econômica”

A palestra com Leandro Sparrenberger, do Instituto Arca Verde, de São Francisco de Paula-RS trará informações sobre a comunidade cooperativa que vive em harmonia com a natureza e com qualidade de vida na Serra Gaúcha. A palestra estreia na quinta-feira (22), às 16h.

16h – Mesa-redonda: “Gênero, Sustentabilidade e Bioeconomia”

A mesa-redonda estreia na quinta-feira (22), às 16h e traz uma atividade com mulheres agricultoras e defensoras do meio ambiente. Participa a agricultora familiar Mazé Morais, que coordenou a Marcha das Margaridas 2019 e é secretária de Mulheres da Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag); Noeli Taborda, agricultora e educadora popular que integra o Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina; Maria Alaíde de Souza, assentada rural no Maranhão, integra o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Joziléia Daniza Jagso Kaingang, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFSC e coordenadora da Frente Indígena e Indigenista de Combate e Controle da Covid-19. A mesa é moderada pela pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC, Marie Leal.

17h – Palestra: “Ciência – O bom, o mau e o feio” – ao vivo 

A palestra “Ciência – O bom, o mau e o feio”, com Luiz Gustavo Almeida, coordenador de Mídias do Instituto Questão de Ciência, será realizada na quinta-feira (22), às 17h. Ele é diretor no Brasil do festival internacional de divulgação científica “Pint of Science – Um Brinde à Ciência”. Luiz Gustavo falará sobre artigos científicos, pré-prints, má ciência, e interpretação errada de dados, e questiona: como podemos fazer ciência de boa qualidade mesmo em tempos de pandemia?

17h – Guia de Cursos da UFSC Joinville – ao vivo

Os coordenadores dos cursos Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Transportes e Logística da UFSC Joinville irão apresentar a estrutura curricular e o mercado de trabalho das graduações oferecidas no Campus, com espaço para respostas às dúvidas dos espectadores.

19h – Mesa-redonda “Economia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável para Engenharia” – ao vivo

A UFSC Joinville irá promover a live“Economia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável para Engenharia”. A professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, diretora do Campus, bióloga e doutora em Engenharia Ambiental, será a mediadora do painel que terá como convidados Sebastião Roberto Soares (pró-reitor de Pesquisa da UFSC e professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental; atua na área de Ciclo de Vida e Economia Ambiental) e Kleber Isaac Silva de Souza (analista ambiental do Ibama e professor do curso de Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais. Atua na área de Licenciamento Ambiental de Áreas Protegidas).

Conheça a UFSC

A partir das 10h de quinta-feira (22), o canal da TV UFSC no YouTube disponibilizará dezenas de vídeos sobre os mais diversos assuntos ligados à UFSC. A TV UFSC reuniu vídeos sobre cursos de graduação e pós-graduação da UFSC, além de iniciativas que buscam trazer aos estudantes que ainda não fazem parte da comunidade universitária um pouco do que acontece nos laboratórios e salas de aula da instituição.

O LIOP – “Profissão, Carreiras e Projetos de Vida”, programa de extensão vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSC irá trazer um material interativo, intitulado “Você já parou para pensar no seu futuro profissional?”. Os professores trarão discussões, com participação dos estudantes, por meio de perguntas e contextualização dos professores e pesquisadores. O objetivo é envolver os estudantes a partir da reflexão sobre os seus projetos de vida.

A Sepex em Casa vai, ainda, levar a UFSC até a sua casa, por meio da Mostra de Ciências Virtual, voltada especialmente para estudantes do Ensino Fundamental, com uma proposta didática e lúdica. Nove laboratórios da UFSC farão experimentos e demonstrações, para mostrar um pouco de suas pesquisas. Além disso, serão lançados vídeos com Visitas Virtuais à UFSC, elaborados pelos cursos.

Os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville trarão, em seus sites e redes sociais, uma programação especial sobre a ciência nos campi.